Gerir uma Escola Dominical tem seus desafios no tocante á questões físicas, materiais, pessoais e espirituais. De que forma pode o pastor ou
superintendente ser bem-sucedido em seu ministério nessa área?
PR. CLAITON POMMERENING
...
A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Entretanto, há pesquisas que revelam que a maioria dos cristãos não leram a Bíblia toda. Na maioria das vezes, é no culto que eles leem a Bíblia. Assim, a Escola Dominical é uma instituição estratégica para promover o estímulo da Leitura da Bíblia em toda a igreja.
PR. ESEQUIAS SOARES
...
Em nossas igrejas recebemos pessoas oriundas de diversas culturas, e essas culturas interagem em nossas salas de aulas. Como lidar com as diferenças culturais na sala de aula e trazer unidos os nossos alunos.
PR. ELIEZER MORAES
...
Os Fundamentos da Pedagogia Cristã têm como propósito formar discípulos de Jesus. Dessa forma, a Bíblia é o livro-texto que apresenta os conceitos, as doutrinas e os valores que permearão a vida do discípulo. A pessoa de Jesus é o exemplo vivo de tudo o quanto a Bíblia ensina, detentor do maior método pedagógico por excelência: ensinar as pessoas na vida delas por meio de histórias. Assim, quem aprende de Jesus e sua Palavra torna-se seu discípulo.
PR. DOUGLAS BAPTISTA
O que é um método? Como escolher os métodos para a classe de adultos? Qual a importância de se ter uma metodologia própria para adultos em nossos dias? São essas questões que serão apresentadas e discutidas neste seminário, bem como apresentar a importância de se utilizar novas metodologias na classe de adultos.
PROFº. THIAGO SANTOS
...
A síndrome de Bounout é conhecida como uma síndrome do esgotamento profissional, um distúrbio que pode afetar os adultos. Nesse sentido, e à luz da Palavra de Deus, até que ponto a síndrome de Bournut pode afetar os adultos no contexto da Escola Dominical?
PROFª. VALQUIRIA SALINAS
...
Fé e Razão podem caminhar juntas? O que a Bíblia diz a respeito? Como pode a Fé e a Razão caminharem juntas entre os jovens pentecostais
no contexto da Escola Dominical? Essas perguntas são muito relevantes aos jovens pentecostais que frequentam as universidades
PR. ALEXANDRE COELHO
...
A Escola Dominical é a agência cristã que reúne, talvez, o maior número de voluntários cristãos no serviço da Educação Cristã. Pensando nisso, é importante essa instituição prover um programa de capacitação com o propósito de formar e aperfeiçoar cada voluntário que desempenha uma função na Escola Dominical.
PR. CLAITON POMMERENING
Nosso desafio de alcançar os corações dos alunos deve considerar a abordagem evangelística de Jesus era por meio do diálogo, era vivencial, enquanto estava no caminho, e também contextualizada. A sensibilidade de Jesus com seus ouvintes o fazia falar a linguagem que eles entendiam.
PR. MARCELO OLIVEIRA
...
A Terceira Idade é um segmento que tem se tornado um número expressivo de nossa sociedade. Naturalmente, essa realidade também se reflete na Igreja. No trabalho de discipulado, temos o desafio de receber, acolher e integrar pessoas idosas que tiveram um encontro com Cristo. Por isso, a igreja local deve pensar um programa de discipulado para a terceira idade
PROFª. TELMA BUENO
...
Como imitadores de Cristo, aprendemos muito com o seu modelo de discipulado. Além do testemunho, o que mais cabe ao discipulador fazer para mudar valores e comportamentos do discípulo? Qual o papel do discipulador na mudança de valores e comportamento do novo convertido? Como o Espírito Santo age na formação desses valores no novo convertido?
PR. ELIENAI CABRAL
...
O que é uma cosmovisão, como ela afeta a nossa fé e ações, e de que maneira podemos ter a nossa visão de mundo mudada pelo poder do Espírito.
PR. MARCELO OLIVEIRA
O currículo escolar consiste dos conteúdos, atividades e competências que são desenvolvidos ao longo de um curso. Em nosso contexto cristão, o Currículo de Escola Dominical para os adolescentes tem a finalidade de atender as necessidades de aprendizagem mais imediatas desta faixa etária a partir da compreensão do seu perfil comportamental e estilos de aprendizagem para aprender a Palavra de Deus.
PR. GIL DIAS
...
O trabalho da Escola Dominical tem como uma de suas finalidades integrar a família ao ensino da Bíblia. Logo, é preciso destacar a relevância do ensinamento bíblico, bem como da formação do caráter cristão para o relacionamento entre pais e filhos.
PROFº. THIAGO SANTOS
...
O comportamento adolescente é marcado pela intensidade das emoções, questionamento das hierarquias, forte apego às amizades e relacionamento social complexo e variado. Nesse contexto, a indisciplina surge como um comportamento que apresenta muitas implicações. De que forma o professor da Escola Dominical deve lidar com essas alterações de comportamento?
PR. JADER CRUZ
...
O papel do professor da Escola Dominical é ensinar a Palavra de Deus. Entretanto, este não é o seu único papel. O seu chamado ao ensino consiste também de influenciar seus alunos por meio da mentoria, aconselhamento e, sempre que possível, mediação de conflitos.
PROFº. THIAGO SANTOS
Às vezes, a professora do ministério infantil pode se sentir como alguém cujo trabalho não é visto, reconhecido ou mesmo valorizado. E com isso ela pode ficar desanimada. A professora precisa tomar consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor e servir a Deus na Educação infantil é um privilégio.
PROFª. TELMA BUENO
...
Apresentar os métodos de ensino para a educação infantil que são usados no mundo acadêmico e transportar para a Escola Dominical os que mais se aproximam com a nossa realidade, não deixando de considerar que os nossos ensinamentos reverberarão para a eternidade. A Escola Dominical tem um propósito de formação espiritual e moral.
PROFª. JOANI BENTES
...
A teologia, como uma sistematização das doutrinas bíblicas, pode ser ensinada de uma maneira que as crianças desde cedo aprendam e possam
vivenciar.
PROFª. ANITA OYAZU
...
Uma escola inovadora é aquela que, além de olhar para a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno, também se preocupa com outras capacidades, como habilidades sociais, comportamentais e emocionais, proporcionando um desenvolvimento completo para os estudantes.
PROFª. TELMA BUENO
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se da condição que uma pessoa pode manifestar desde o seu nascimento ou ao longo da vida. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
DRª. VALQUIRIA SALINAS
...
A Didática é uma ciência pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino. É por meio dela que o professor consegue transmitir um determinado conteúdo e simplificá-lo para que o aluno aprenda de modo efetivo. No contexto da Escola Dominical, inclusive, nas classes de alunos surdos, professores precisam dominar a didática para que a Palavra de Deus chegue eficazmente ao coração dos alunos com essa deficiência.
PROFª. SIRLEIA
...
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma alteração no neurodesenvolvimento humano, caracterizado pela dificuldade na comunicação e interação social, bem como por comportamentos repetitivos ou de interesses restritos. É imprescindível aos professores que atuam na Escola Dominical aprender a respeito deste assunto.
PR. MARCELO OLIVEIRA
...
A Síndrome de Down e a Hiperatividade vem ganhando espaço nos estudos voltados para a educação, e esses estudos podem facilitar o ensino da Palavra de Deus para os portadores dessas síndromes.
PR. VALQUIRIA SALINAS
O trabalho realizado na Escola Dominical é o resultado de uma sequência de ações praticadas pelos colaboradores que integram o departamento de ensino da igreja. logo, as relações humanas são inerentes ao corpo de ensino. Garantir o bom relacionamento entre os integrantes da equipe é fundamental para que o trabalho pedagógico seja bem articulado e alcance resultados significativos.
Pr. Claiton Pommerening – SC
...
Na Educação Cristã, o conhecimento bíblico é didaticamente acessível a qualquer pessoa que almeje compartilhar das verdades celestiais com o próximo. O exercício contínuo da leitura e das boas práticas de ensino resultam no desenvolvimento das competências pedagógicas necessárias ao professor da Escola Dominical.
Pr. Douglas Baptista - DF
...
O exercício da boa gestão é um trabalho que requer ao gestor a flexibilidade para ouvir seus liderados por intermédio de reuniões eficientes. Em muitas ocasiões, as melhores ideias são resultados do conhecimento de causa e vivência dos professores que estão em constante contato com os alunos. Por isso, saber ouvir os liderados é o caminho para o sucesso de qualquer liderança.
Pr. Alexandre Coelho - RJ
A Palavra de Deus revela que o Senhor Jesus sempre considerou as experiências de seus ouvintes para ensinar um princípio divino. Quando Ele ensinava por parábolas, nosso Senhor sempre apresentava histórias que faziam parte do ambiente de seus ouvintes. Na contemporaneidade, o processo de que leva em conta como os adultos aprendem é denominado de Andragogia. Neste seminário, procuraremos identificar os adultos do século XXI, sua relação com a autonomia da aprendizagem e como o docente deve levar em conta as experiências dos adultos no processo ensino-aprendizagem.
Pr. Douglas Baptista - DF
...
Examinar as Escrituras é uma das habilidades necessárias para quem exerce o ministério de ensino. Dessa forma, conhecer os principais métodos de interpretação das Escrituras é preponderante para a boa qualificação do Educador Cristão. Nesse sentido, propomos uma introdução aos principais métodos de intepretação, a ênfase no método histórico-gramatical como ferramenta do docente cristão na interpretação das Escrituras e a arte de aplicá-la nos dias contemporâneos.
Pr. Esequias Soares - SP
...
A Escola Dominical tem o desafio de formar seus educadores cristãos por meio de classes de formação e aperfeiçoamento. Nesse sentido, o docente precisa ter plena consciência de seu caminho de formação, disciplinas importantes que ele sempre deve atualizar-se e uma sugestão de um programa de leitura que o permita estar sempre atualizado.
Profº. Marcelo Oliveira - RJ
A adolescência é um período marcado por profundas transformações de ordem física, psicológica e social. Conhecer e interpretar as crises existenciais que ocorrem nessa fase da vida ajudam o adolescente a lidar melhor com a própria identidade e com suas escolhas.
Pr. Jamiel Lopes - SP
...
O pertencimento a um grupo social é inerente aos indivíduos de qualquer fase da vida. Entretanto, os adolescentes são os mais impactados pela necessidade de construir relações humanas saudáveis. Lidar com as pressões da sociedade requer do adolescente a autoconfiança com a própria imagem, inclusive, do adolescente cristão no tocante a forma como exercita a fé.
Pr. Joelson Lemos - SC
...
Uma característica peculiar da adolescência é a necessidade de ser aceito. Sendo assim, a classe de ensino aplicada aos adolescentes requer uma didática acolhedora e motivacional. Os adolescentes aprendem melhor quando são desfiados a encontrar soluções para situações-problema.
Pr. Jader Cruz – RJ
Mostrar a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e em especial depois da pandemia. Precisamos refletir a respeito das consequências das alterações sofridas na rotina das crianças no ambiente da Igreja e Escola Dominical durante o isolamento sofrido na pandemia. As crianças suportaram o medo, a ansiedade e, principalmente, a falta de interação com outras crianças. Muitas também sofreram com a perda de familiares tendo que lidar com o luto. Será que os professores da Escola Dominical estão preparados para acolher as crianças depois desse período tão difícil?
Profª Joane Bentes - ES
...
Conscientizar a respeito da importância de aprendermos a estabelecer relacionamentos saudáveis ainda na infância, mostrando que a exposição midiática excessiva prejudica os relacionamentos. Precisamos refletir a respeito dos malefícios que a exposição midiática excessiva pode trazer para o relacionamento familiar e a socialização das crianças. Mostrar a importância da relação professor-aluno na aprendizagem, como também a relação que o professor de escola dominical deve estabelecer com os pais. É preciso que haja uma parceria entre os pais e os professores para que haja uma educação efetiva.
Pr. Marcos Tedesco - SC
...
mostrar a importância do espaço físico na aprendizagem e os cuidados que o espaço de educação infantil exige. a criança precisa de um espaço físico que lhe ofereça segurança e contribua para o seu desenvolvimento espiritual, cognitivo, físico e social. o espaço físico de educação infantil precisa ser um espaço que ofereça segurança às crianças.
Profª Telma Bueno - RJ
Na fé cristã é preciso mais do que uma teoria racional para tocar a vida do ouvinte. Jesus era ouvido com seriedade porque a sua vida revelava o exemplo do que ensinava. Essa lógica deve estar presente no processo de discipulado. Quem faz discípulos precisa ter uma consciência bíblica a respeito da força do exemplo na vida do novo convertido. Por isso, neste seminário abordaremos a força do exemplo no processo do discipulado, o exemplo como prática do se ensina e o cultivo de uma vida exemplar no discipulado.
Pr. Marcos Tedesco - SC
...
A obra do discipulado visa aperfeiçoar e amadurecer o novo convertido. Nesse sentido, é preciso ensiná-lo e acompanhá-lo na caminhada cristã. É muito importante que o crescimento cristão do novo convertido se dê sob o acompanhamento de outro crente maduro. Assim, o presente seminário propõe conceituar a maturidade cristã, apresentar o discipulado como meio de alcançar essa maturidade e enfatizar a importância do discipulado na vida cristã.
Pr. Elienai Cabral - PR
...
Uma das maneiras mais poderosas de ensinar uma verdade é por meio de boas histórias. O nosso senhor fazia isso de maneira extraordinária. A faculdade da imaginação é responsável por captar em imagem a natureza do que se aprende. A partir dela é possível despertar a afetividade para com aquela verdade apreendida. Então o discente passa a, não apenas pensar, mas amar a verdade. Por isso, trabalharemos a importância de o docente de discipulado conhecer os gêneros literários da Bíblia, a relação das histórias e imaginação, bem como explorar as narrativas e parábolas da Bíblia no processo de aprendizagem do discipulado.
Profª Anita Oyaizu - SP
O desenvolvimento da aprendizagem requer o conhecimento técnico das melhores estratégias de ensino que recebem o nome de métodos didáticos. O trabalho realizado com crianças especiais requer uma abordagem que tenha como finalidade que a criança se sinta a protagonista do ensino a partir de uma linguagem apropriada.
Drª. Valquíria Salinas - SP
...
O trabalho de integração do aluno especial nos espaços da escola dominical deve ser realizado em parceria com a família. O diálogo contínuo com os familiares ajuda na adaptação do aluno com a classe e estimula a socialização que é um processo fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem.
Pr. Jamiel Lopes - SP
...
A formação pedagógica para o ensino nas igrejas exige dos professores não apenas o conhecimento didático adequado. É preciso conhecer também as necessidades específicas dos alunos. No caso das classes de ensino com alunos surdos é fundamental promover o sentimento de pertencimento à igreja e demonstrar a esta classe que é legítimo o direito de aprender.
Profª Sileia Chiquini - PR
Os recursos humanos correspondem à parte fundamental na mediação entre conhecimento e aluno. Já os recursos físicos ou materiais constituem ao suprimento necessário para que o professor tenha condições de oferecer uma aula de alta qualidade.
Pr. Jamiel Lopes - SP
...
O planejamento é um ato indispensável no contexto educacional da escola dominical. Quando bem elaborado, resulta em avanços significativos no desenvolvimento da aprendizagem e compreensão dos conteúdos bíblicos. Quanto mais dinâmico e estratégico for o planejamento, melhor será o desempenho dos professores na realização das atividades pedagógicas.
Profº. Thiago Santos - RJ
...
O trabalho inclusivo no espaço da Escola Dominical deve ser capaz de alcançar aqueles que a sociedade exclui. Para tanto, o professor deve se capacitar com os métodos didáticos necessários para oferecer o conhecimento bíblico a todas as pessoas sem qualquer distinção.
Profª. Telma Bueno - RJ
A Palavra de Deus revela que o Senhor Jesus sempre considerou as experiências de seus ouvintes para ensinar um princípio divino. Quando Ele ensinava por parábolas, nosso Senhor sempre apresentava histórias que faziam parte do ambiente de seus ouvintes. Na contemporaneidade, o processo de que leva em conta como os adultos aprendem é denominado de Andragogia. Neste seminário, procuraremos identificar os adultos do século XXI, sua relação com a autonomia da aprendizagem e como o docente deve levar em conta as experiências dos adultos no processo ensino-aprendizagem.
Pr. Douglas Baptista - DF
...
A Teologia Pentecostal é o fundamento doutrinário de nossa igreja. Ensinar os nossos professores a pensarem a Educação Cristã de maneira pentecostal é muito importante. Por isso a proposta é mostrar a contribuição da teologia pentecostal para a Educação Cristã, a importância do Lucas-Atos para a nossa fé e destacar os principais.
Pr. Elienai Cabral - PR
...
É preciso mensurar absorção do corpo discente a respeito do processo ensino-aprendizagem. Essa mensuração passa pelo instrumento pedagógico da avaliação. O que é, sua importância e função, bem como a variedades de modelos são pontos de reflexão para o corpo docente.
Prof°. Marcelo Oliveira - RJ
Mostrar a importância e a necessidade dos professores de jovens investirem na sua formação de modo contínuo. Para ensinar os jovens é preciso conhecimento teológico, pedagógico, didático, filosófico etc. Isso nos mostra que é preciso preparo. Conforme AntonioNóvoa, “o desafio dos profissionais da área escolar é manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas eficientes”.
Pr. Valmir Nascimento - MT
...
Mostrar a importância da vocação ministerial dos jovens para o crescimento do reino de Deus. O senhor continua vocacionando e preparando jovens para cuidarem do seu rebanho e trabalharem ativamente na sua obra. O ministério pastoral é um dom ministerial, mas que exige preparo, dedicação e esforço.
Pr. Marcos Tadesco - SC
...
Apresentar os fundamentos da teologia pentecostal. Os jovens ainda apresentam muitas dúvidas em relação à teologia pentecostal como identidade. Por isso, o(a) professor(a) de jovens deve ter um bom conhecimento teológico para que possa discutir e sanar o questionamento dos jovens pentecostais.
Pr. Valmir Nascimento - MT
A depressão e o suicídio têm sido assuntos discutidos com frequência na mídia secular. Percebemos alta incidência entre os adolescentes. De que forma a igreja lida com esses problemas nos espaços eclesiásticos? Lidar com este mal do século é um desafio para a igreja que deve tratá-lo no campo da prevenção. Por esse motivo, o cuidado com os adolescentes é um trabalho urgente.
Pr. Valquíria Salinas - SC
...
O desenvolvimento das capacidades cognitivas e emocionais é marcante durante a adolescência. É preciso compreender que o início da adolescência é a despedida de uma fase prazerosa para outra mais complexa e desafiadora. Nesta ocasião, o adolescente define suas preferências, gostos e hábitos peculiares. A transição saudável cuida de experimentar cada etapa com paciência.
Pr. Joelson Lemos – SC
...
Ouso das mídias sociais já faz parte da realidade educativa de vários adolescentes. Explorar as ferramentas de comunicação e adequá-las ao desenvolvimento de pesquisas bíblicas tornam-se indispensáveis nas classes de ensino da Escola Dominical voltadas para adolescentes.
Pr. Jader Cruz - RJ
Mostrar como se dá o processo de aprendizagem na educação infantil. Como as crianças aprendem? Esta é uma pergunta que vem sendo feita ao longo dos anos. É necessário que o professor conheça os conceitos de aprendizagem. Também é fundamental que conheça as teorias da psicologia a respeito da aprendizagem e desenvolvimento (Inatismo, Ambientalismo e Sociointeracionista).
Pr. Marcos Tedesco - SC
...
Apresentar as bases da fé cristã que as crianças precisam conhecer para desenvolverem uma espiritualidade saudável. Os pais são responsáveis pelo ensino e treinamento espiritual dos seus filhos. Compete a eles a tarefa de ensinar os primeiros passos da fé cristã. Todavia, a escola dominical também tem a sua responsabilidade e deve contribuir com a família no ensino das verdades fundamentais da fé cristã.
Profª Anita Oyaizu - SP
...
Conscientizar da triste realidade do abuso sexual na infância. Esse é um tema difícil de ser tratado, porém o conhecimento a este respeito é extremamente necessário para a prevenção e o combate ao abuso sexual. Infelizmente, em geral, o abusador convive com a criança no espaço familiar ou é alguém próximo da família. Precisamos combater o abuso e fazer a prevenção, e para isso precisamos de conhecimento.
Profª Joane Bentes - ES
O evangelho tem o poder de alcançar todas as camadas da sociedade, haja vista que a valorização do ser humano é uma das marcas do ministério de Jesus. Assim sendo, valorizar a pessoa com deficiência é compreender que todos, sem exceção, foram feitos à imagem e semelhança de Deus.
Profª Anita Oiazu - SP
...
O processo de ensino-aprendizagem tem como objetivo que o aluno alcance o domínio de conhecimentos. Muitas vezes, esse processo depara-se com dificuldades que comprometem o processo de assimilação, reflexão e aplicação das informações. Na classe de alunos com deficiência, essas dificuldades são potencializadas, o que requer do professor o redirecionamento da metodologia de ensino para adequá-las às dificuldades dos alunos.
Pr. Valquíria Salinas – RJ
...
A palavra de Deus deve ser ensinada a todas as pessoas. Nas classes de ensino com alunos especiais, o método que envolve a contação de histórias bíblicas auxilia os alunos na memorização e captação de informações bíblicas.
Profª Sileia Chiquini - PR
O processo do discipulado deve levar em conta o desenvolvimento do intelecto do discipulando em relação a grande tradição cristã de Bíblia e de Doutrina. Além de ser acompanhado e cuidado de maneira afetiva e acolhedora, é preciso estabelecer um caminho sólido de conhecimento bíblico e doutrinário de nossa fé. Por isso, trataremos a respeito da importância da cultura de ensino de modo geral, do ensino da Bíblia e do ensino de doutrina no discipulado.
Pr. Marcelo Oliveira - RJ
...
O docente de discipulado precisa cultivar uma vida espiritual, de preparo intelectual bíblico-doutrinário e, especificamente, a habilidade relacional com o discipulando. Ser espiritual, preparado intelectualmente na Bíblia e Doutrina e capacitado no relacionamento para discipular, requer um processo de aperfeiçoamento contínuo na obra do discipulado.
Profª Telma Bueno - RJ
...
A escola dominical tem um propósito extraordinário que é popularizar o ensino da Bíblia para o maior público possível de pessoas na igreja local. Entretanto, ela não é um fim em si mesmo. Há um propósito muito maior na escola dominical que passa pela formação de seus alunos de modo que expresse a maneira de viver de Jesus, e não apenas um conhecimento teórico a respeito da Bíblia. Por isso que precisamos refletir a respeito da distância entre o docente e o discente, o equilíbrio entre fala e prática e responder à pergunta de por que ser um discípulo.
Pr. Claiton Pommerening - SC
Os recursos humanos correspondem à parte fundamental na mediação entre conhecimento e aluno. Já os recursos físicos ou materiais constituem ao suprimento necessário para que o professor tenha condições de oferecer uma aula de alta qualidade.
Pr. Jamiel Lopes - SP
...
O planejamento é um ato indispensável no contexto educacional da escola dominical. Quando bem elaborado, resulta em avanços significativos no desenvolvimento da aprendizagem e compreensão dos conteúdos bíblicos. Quanto mais dinâmico e estratégico for o planejamento, melhor será o desempenho dos professores na realização das atividades pedagógicas.
Profº. Thiago Santos - RJ
...
O trabalho inclusivo no espaço da Escola Dominical deve ser capaz de alcançar aqueles que a sociedade exclui. Para tanto, o professor deve se capacitar com os métodos didáticos necessários para oferecer o conhecimento bíblico a todas as pessoas sem qualquer distinção.
Profª. Telma Bueno - RJ
Conscientizar líderes e professores de que atrair os jovens na atualidade para a escola dominical e fazer com que eles aprendam tornou-se um desafio. Se quisermos alcançar esta geração, necessitamos conhecer a forma como os jovens pensam as questões ligadas à fé e assim desenvolvermos uma nova metodologia que atendam às necessidades da juventude atual.
Pr.. Thiago Santos - RJ
...
Mostrar a importância e a necessidade dos professores de jovens investirem na sua formação de modo contínuo. Para ensinar os jovens é preciso conhecimento teológico, pedagógico, didático, filosófico etc. Isso nos mostra que é preciso preparo. Conforme AntonioNóvoa, “o desafio dos profissionais da área escolar é manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas eficientes”.
Pr. Valmir Nascimento - MT
...
Compreender que vivemos tempos trabalhosos (2 Tm 3.1) e que os jovens precisam estar preparados para responderem as questões do nosso tempo segundo a razão da nossa fé. Muitos são as questões políticas, sociais, filosóficas, éticas do nosso tempo em que os jovens precisam enfrentar no seu dia a dia. Estamos diante de uma nova geração que anseia por um ensino relevante que discutam as questões do nosso tempo à luz da Palavra de Deus.
Pr. Valmir Nascimento - MT
A depressão e o suicídio têm sido assuntos discutidos com frequência na mídia secular. Percebemos alta incidência entre os adolescentes. De que forma a igreja lida com esses problemas nos espaços eclesiásticos? Lidar com este mal do século é um desafio para a igreja que deve tratá-lo no campo da prevenção. Por esse motivo, o cuidado com os adolescentes é um trabalho urgente.
Pr. Joelson Lemos - SC
...
O desenvolvimento das capacidades cognitivas e emocionais é marcante durante a adolescência. É preciso compreender que o início da adolescência é a despedida de uma fase prazerosa para outra mais complexa e desafiadora. Nesta ocasião, o adolescente define suas preferências, gostos e hábitos peculiares. A transição saudável cuida de experimentar cada etapa com paciência.
Pr. Joelson Lemos – SC
...
Ouso das mídias sociais já faz parte da realidade educativa de vários adolescentes. Explorar as ferramentas de comunicação e adequá-las ao desenvolvimento de pesquisas bíblicas tornam-se indispensáveis nas classes de ensino da Escola Dominical voltadas para adolescentes.
Pr. Jader Cruz - RJ
Mostrar como se dá o processo de aprendizagem na educação infantil. Como as crianças aprendem? Esta é uma pergunta que vem sendo feita ao longo dos anos. É necessário que o professor conheça os conceitos de aprendizagem. Também é fundamental que conheça as teorias da psicologia a respeito da aprendizagem e desenvolvimento (Inatismo, Ambientalismo e Sociointeracionista).
Pr. Marcos Tedesco - SC
...
Apresentar as bases da fé cristã que as crianças precisam conhecer para desenvolverem uma espiritualidade saudável. Os pais são responsáveis pelo ensino e treinamento espiritual dos seus filhos. Compete a eles a tarefa de ensinar os primeiros passos da fé cristã. Todavia, a escola dominical também tem a sua responsabilidade e deve contribuir com a família no ensino das verdades fundamentais da fé cristã.
Profª Anita Oyaizu - SP
...
Conscientizar da triste realidade do abuso sexual na infância. Esse é um tema difícil de ser tratado, porém o conhecimento a este respeito é extremamente necessário para a prevenção e o combate ao abuso sexual. Infelizmente, em geral, o abusador convive com a criança no espaço familiar ou é alguém próximo da família. Precisamos combater o abuso e fazer a prevenção, e para isso precisamos de conhecimento.
Profª Joane Bentes - ES
O processo do discipulado deve levar em conta o desenvolvimento do intelecto do discipulando em relação a grande tradição cristã de Bíblia e de Doutrina. Além de ser acompanhado e cuidado de maneira afetiva e acolhedora, é preciso estabelecer um caminho sólido de conhecimento bíblico e doutrinário de nossa fé. Por isso, trataremos a respeito da importância da cultura de ensino de modo geral, do ensino da Bíblia e do ensino de doutrina no discipulado.
Profº. Marcelo Oliveira - RJ
...
O docente de discipulado precisa cultivar uma vida espiritual, de preparo intelectual bíblico-doutrinário e, especificamente, a habilidade relacional com o discipulando. Ser espiritual, preparado intelectualmente na Bíblia e Doutrina e capacitado no relacionamento para discipular, requer um processo de aperfeiçoamento contínuo na obra do discipulado.
Profª Telma Bueno - RJ
...
A escola dominical tem um propósito extraordinário que é popularizar o ensino da Bíblia para o maior público possível de pessoas na igreja local. Entretanto, ela não é um fim em si mesmo. Há um propósito muito maior na escola dominical que passa pela formação de seus alunos de modo que expresse a maneira de viver de Jesus, e não apenas um conhecimento teórico a respeito da Bíblia. Por isso que precisamos refletir a respeito da distância entre o docente e o discente, o equilíbrio entre fala e prática e responder à pergunta de por que ser um discípulo.
Pr. Claiton Pommerening - SC
O evangelho tem o poder de alcançar todas as camadas da sociedade, haja vista que a valorização do ser humano é uma das marcas do ministério de Jesus. Assim sendo, valorizar a pessoa com deficiência é compreender que todos, sem exceção, foram feitos à imagem e semelhança de Deus.
Profª Anita Oiazu - SP
...
O processo de ensino-aprendizagem tem como objetivo que o aluno alcance o domínio de conhecimentos. Muitas vezes, esse processo depara-se com dificuldades que comprometem o processo de assimilação, reflexão e aplicação das informações. Na classe de alunos com deficiência, essas dificuldades são potencializadas, o que requer do professor o redirecionamento da metodologia de ensino para adequá-las às dificuldades dos alunos.
Drª. Valquíria Salinas – RJ
...
A palavra de Deus deve ser ensinada a todas as pessoas. Nas classes de ensino com alunos especiais, o método que envolve a contação de histórias bíblicas auxilia os alunos na memorização e captação de informações bíblicas.
Profª Sileia Chiquini - PR